O Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado, inaugurado em 2002, localiza-se na antiga Escola Primária de Baldios e está próximo da área de sobreposição dos dois Sítios classificados, cujo acesso se faz a partir da EN 253 (que liga Montemor-o-Novo a Alcácer do Sal) ou através de caminho rural, a partir da Estação Ferroviária de Torre da Gadanha (Lisboa – Caia).
Este Núcleo é um espaço que privilegia o fornecimento de informações detalhadas sobre a importância dos Sítios classificados, sobre os habitats, espécies e flora local, e promovendo também a conservação da natureza através do fomento da educação ambiental e do ecoturismo.
Atualmente o Núcleo de Interpretação encontra-se em remodelação.
Sítio de Cabrela
O Sítio de Cabrela, com uma área total de 56555 hectares, abrange parte dos concelhos de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Alcácer do Sal, estendendo-se entre altitudes de cerca 25 metros até aos 200 metros, numa região tipicamente mediterrânica.
Na área predominam os montados de azinheira, alguns de sobreiros e montados mistos de azinheiras e sobreiros. Nas encostas mais declivosas ocorrem azinhais e medronhais, encontrando-se as galerias ribeirinhas, em geral, em bom estado de conservação. No que respeita a habitats prioritários para a conservação, verifica-se a ocorrência de matos litorais com zimbros, florestas dunares de pinheiro-manso ou pinheiro-bravo, e formações herbáceas secas seminaturais e arbustivas em calcários. A fauna agrega grande quantidade de espécies cujo estatuto de conservação está ao abrigo das Diretivas Habitats ou Aves.
Sítio de Monfurado
O Sítio de Monfurado, com uma área total de 23946 hectares, abrange parte dos concelhos de Montemor-o-Novo, e Évora, estendendo-se entre altitudes de cerca 150 metros até aos 420 metros, numa região tipicamente mediterrânica. Trata-se de uma área dominada por importantes montados de sobro e azinho, bastante bem conservados, cuja importância é realçada pela sua situação geográfica à escala nacional, bem como pelas diversas influências climáticas que esta zona sofre.
À semelhança do Sítio de Cabrela, também o Sítio de Monfurado alberga um conjunto de espécies da fauna, flora que possuem estatuto de conservação ao abrigo das Diretivas Habitats ou Aves. É considerado uma zona de grande importância para a conservação de diversas espécies de morcegos, não só em termos de reprodução, mas também de hibernação destes mamíferos.
Percursos Pedestres
A prática de realizar passeios a pé tem possibilitado a reabilitação e conservação de caminhos e antigas vias de comunicação do meio rural, assim como um maior respeito pela preservação dos valores patrimoniais, culturais ou naturais a eles associados e que se podem associar à educação ambiental e ao ecoturismo. São percursos com extensão entre 5 e os 13 Km, sem declives muito acentuados e piso geralmente seguro.
Na Freguesia de São Cristóvão é possível ter acesso a diversos percursos pedestres, com ligação aos principais aglomerados rurais circundantes e ao Núcleo de Interpretação dos Sítios de Cabrela e Monfurado, e são eles:
Mapa percursos pedestres (link)
Percursos de BTT
No concelho de Montemor-o-Novo existe uma rede de percursos que podem ser realizados de bicicleta, num total de 110 Km. Para além destes percursos existe ainda uma ecopista, com início na cidade de Montemor-o-Novo e vai até à Torre da Gadanha, numa distância de cerca de 13 Km. Resulta da reabilitação da antiga linha férrea e atravessa o montado. Destacam-se os seguintes percursos:
Mais informações:
266 837 118 – Junta de Freguesia de São Cristóvão
266 898 103 – Posto de Turismo de Montemor-o-Novo