Na ” hera de mil quinhentos, setenta e seiz já era igreja curada havia anos…” “… corre uma ribeyra… pelas raízes do monte em que está fundada… a aldeya de Sam Cristóvão…” era assim descrita nas memórias Paroquiais em 1758.
São Cristóvão orgulha-se de ser herdeiro de um passado rico em costumes e tradições que queremos preservar. Aldeia branca e acolhedora, perdida entre a planície e o caminho da praia, orgulha-se do património ambiental preservado, de oferecer o calor do povo Alentejo, a riqueza da gastronomia e a hospitalidade que ainda mantemos.
A Junta de Freguesia caracteriza-se por uma gestão participada, aberta ao diálogo e atenta ás necessidades da população que de nós depende. As instituições sociais, a cultura, o desporto e a educação são preocupações constantes do executivo, lutamos por diminuir as dificuldades criadas pela interioridade e proporcionar a esta população as condições de vida necessárias.
O nosso património gastronómico é conhecido e reconhecido por todos, tendo como exemplo os pratos de javali além da cozinha tradicional.
A paisagem preservada convida a passeios pedestres sejam eles livres ou pela Ecopista do Montado.
As festas anuais em Julho são o ponto alto das festividades da terra, além da feira de São Martinho ou da Romaria a Cavalo.
Razões não faltam para uma visita, nós sabemos receber!
O Presidente
António Bernardo Fitas